quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estilista - Hanae Mori

Hanae Mori nasceu em Tóquio no ano 1926 e foi na sua cidade natal, que ela iniciou seus estudos, mas que por motivos da II Guerra Mundial foi interrompido. Depois da Guerra ela casou-se com um operário de uma fábrica têxtil. Com o tempo livre que tinha, ela resolveu estudar moda, daí por diante ela empenhou-se totalmente na área, o que mais a frente lhe rendeu  sucesso e o maior destaque entre os estilistas japoneses.
Ela não só destacou-se pela maneira sofisticada de fazer moda, mas pelas barreiras que foi ultrapassada, foi uma das primeiras mulheres a sair dessa função de dona de casa e montar seu próprio negocio e ter uma carreira bem sucedida. Por volta de 1951 Hanae Mori começou a atuar profissionalmente, abrindo seu primeiro ateliê com algumas amigas, que posteriormente casaram-se e saíram da sociedade, porém ela permaneceu, até receber o convite de um cineasta para ser figurinista do filme, o que lhe prestigiou bastante pois ela trabalhou com vários diretores famosos. Só era o começo de uma grande carreira, pois a parti desses trabalhos as portas foram se abrindo. O destino lhe proporcionou grandes acontecimentos um deles foi ter conhecido Chanel, no qual a influenciou a se dedicar seriamente a alta costura ( haute couture ), abrindo estúdio em Paris, o que mais a frente levou-a a receber títulos franceses pelas grandes criações feita.
Suas criações foram destacadas pelo uso das belíssimas sedas, uma originalidade oriental atribuindo características ocidentais nas suas peças. Luxo e sofisticação não faltavam nos seus trabalhos. Todas essas características levaram-na a produzir para grandes nomes da sociedade as primeiras damas americanas Nancy Reagan e Hillary Clinton, e as damas da Família Imperial japonesa, e desenhou também o vestido de noiva de Masako que casou com Nahurito que foi o príncipe herdeiro do Japão.

Hanae Mori nas suas criações utilizou o tema borboletas para ser suas inspirações, o que tornava mais requintada, pelas cores estampadas nos tecidos, pela forte influência oriental, com toques ocidentais, porque ela expandiu seu trabalho pela França e Nova Iorque, o que a tornou reconhecida mundialmente.


Em 1955, Mori mudou sua loja para Ginza, região bem sofisticada no Japão. Uns anos mais a frente, por volta de  1970, abriu um salão em  Nova York, onde tornou-se reconhecida internacionalmente. Em 1977 Mori tornou-se a primeira estilista asiática admitida na Chambre Syndicale de la Haute Couture Parisienne, por ter aberto em Paris um ateliê de alta costura. Em 1989 foi condecorada com o título de Dama da Ordem da Legião de Honra, elevada a Oficial da Ordem em 2002, tornando-se a primeira estilista estrangeira a receber a honraria máxima concedida pelo governo fracês.






Ela desenhou uniformes para as aeromoças da Japan Air Lines ( JAL) o 1º foi em 1967-1970,  o 2º 1970-1977 e o 3º em 1977-1988, o 2º destacou-se pelo uso da minissaia, o que virou uma tendência para as mulheres de todo o mundo nessa época.




Sua última coleção exibiu 30 novos modelos incluindo um vestido que tinha uma borboleta enorme, essa coleção recebeu o nome de "east meets west" em honra a sua primeira coleção que também tinha esse mesmo nome, a maioria das peças apresentavam características japonesas, atualmente ela não atua nas passarelas, só algumas boutiques em Tóquio que tem suas peças, o que ainda está sendo fabricado na França é sua linha de perfume, que é distribuída mundialmente, tanto em fragrâncias para mulheres como para homens.



Um comentário:

  1. microtouch solo titanium - TheTaniumS
    iNai Situs Judi Online Pokie Playtech Indonesia Pragmatic Play Play Play nipple piercing jewelry titanium Playtech solo titanium razor Slot titanium cost Online RTP Terbaik: toaks titanium 97.8% | Pulsa Tanpa apple watch aluminum vs titanium Potongan.

    ResponderExcluir